skip to Main Content

O 28 de Abril é conhecido como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a data comemorativa é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT)  com o objetivo de  minimizar o alto índice de acidentes e doenças ocupacionais e foi instituída em 2003, em alusão ao ocorrido nesta data, no ano de 1969, onde 78 trabalhadores de uma mina no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos, morreram devido a uma explosão. Muito anos depois, campanhas ao redor do mundo continuam lutando por mais segurança e saúde nos ambientes de trabalho.

No Brasil, a Lei n0 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data homenageia mas também volta as atenções e preocupações para o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata.

O trabalho não envolve somente riscos de acidentes, mas também o de doenças. No mundo inteiro são mais 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças ocupacionais não letais e mais de dois milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas ao trabalho.

Dados da OIT mostram que 2 milhões de pessoas morrem todo ano, no mundo, por doenças resultantes das atividades laborais, e mais de 320 mil sofrem acidentes fatais de trabalho. Ou seja, pelo menos um trabalhador morre a cada 15 segundos no mundo por causas relacionadas a suas atividades laborais.

O Brasil é o 4º país do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Em 2017, 2.096 pessoas perderam a vida durante o trabalho, resultando em uma morte a cada 4 horas. Mais de 550 mil acidentes ocorreram no período.

Bons hábitos de segurança no trabalho preserva a integridade física do trabalhador, sua saúde e aumenta sua produtividade.

A Akos Consultoria através de seu corpo técnico possui soluções eficientes e econômicas,  que viabilizam a implantação de sistemas de segurança e o atendimento das NR’s (Normas Regulamentadoras) do Ministério do Trabalho, buscando a manutenção da segurança no ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *