skip to Main Content
Logística Reversa

Logística Reversa

    De acordo com  levantamento da Universidade das Nações Unidas (UNU), cerca de 45 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram produzidos em todo o mundo em 2016, sendo que 80% dele foi descartado de forma inadequada. O Brasil foi um dos maiores responsáveis, gerando aproximadamente 1,5 milhão de toneladas, por esse motivo o Brasil  iniciou seu programa de Logística Reversa no setor.

    A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10 dispõe princípios, objetivos e instrumentos relacionados com o manejo de resíduos sólidos, bem como as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento desse material, entre outros aspectos. Fazem parte dos princípios e instrumentos definidos na lei a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa.

    De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre o produto cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e titulares de serviços de limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos, isso significa que as  empresas são obrigadas a aceitarem o retorno de seus produtos descartados, além de se responsabilizem também pelo destino desses itens.

    A lei define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada“.

    Alguns produtos como agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas entre outros necessitam de um sistema de logística reversa independente do serviço de limpeza público, ou seja, é de total responsabilidade da empresa recolher novamente os produtos que sejam perigosos para a população e o meio ambiente. 
    O consumidor é peça importante nesse ciclo já que cabe a ele  fazer a correta devolução dos produtos em postos específicos, que são determinados pelos comerciantes ou distribuidores. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *